NA CASA DA MÃE


Retiro é um momento em que paramos, para refletir sobre nós mesmos, a nossa condição de vida. Como estou vivendo? Quais são as minhas motivações? Como estou agindo? Comportando-me no meio da sociedade? Quais são as minhas contribuições? O que estou oferecendo para a minha comunidade? Em um retiro ficarmos a sós com Deus, entramos em profunda intimidade com ele. É um tempo de oração, meditação através da palavra de Deus, dos textos sagrados. Sendo um silenciar para ouvir Deus, somos convidados a nos entregarmos nos braços de Deus, confiar a ele toda a nossa vida. É um momento oportuno para renovarmos a nossa vida de oração, a nossa espiritualidade. Foi no silêncio e na solidão que Elias ouviu a voz de Deus na suavidade de uma brisa. Na contemplação, os profetas, em recolhimento, sentiram o chamado e deixaram-se impregnar pelo Espírito, adquirindo forças para sua missão. Santa Tereza afirmava que Deus sempre quer nos falar, mas o mundo faz tanto barulho que não o podemos ouvir. “Tudo o que é definitivo nasce e amadurece no seio do silencio: a vida, a morte, o além, a graça e o pecado (Santa Teresinha). 

Para melhor amadurecimento e crescimento espiritual, os seminaristas das turmas de filosofia e teologia do Seminário Santa Teresinha participaram nos dias 25, 26,27 de novembro de um retiro na 'casa da mãe', Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão, em Quixadá-CE. O pregador foi o Pe. Agnaldo Júnior, missionário Jesuíta. O Tema do retiro foi: “Nos passos de Jesus, os nossos passos, buscando a vontade de Deus”. Foi um final de semana diferente de todos os outros, na qual cada um teve sua experiência pessoal com Deus, iniciando dessa forma o novo ano litúrgico, esperançosos e revigorados na espera do menino Jesus que vai nascer.

Que o Senhor abençoe todos nós!
Seminarista Marcelo Augusto


Imagem de Nª Sª Rainha do Sertão
Padre Agnaldo Júnior