PAPA AOS SEMINARISTAS



Papa pede que futuros padres procurem fraternidade sem exclusões


Bento XVI recebeu seminaristas de Roma e sublinhou importância do diálogo com o mundo cultural. Bento XVI pediu hoje no Vaticano que a formação dos futuros padres na Igreja Católica promova uma “abertura” à fraternidade, “sem exclusões e parcialidade”.

“Preparai-vos para estar perto de cada homem que encontrardes, não deixando que nenhuma cultura possa ser uma barreira à Palavra de vida de que sois anunciadores”, disse o Papa, durante uma audiência concedida à comunidade do Colégio Capranica, um dos seminários da Diocese de Roma.

A formação dos padres, indicou Bento XVI, deve levar a “uma sólida vida espiritual animada por uma relação intensa com Deus, a nível pessoal e comunitário” e a uma “cultural global”.

“Do caminho de santidade do presbítero faz também parte a sua escolha de elaborar, com a ajuda de Deus, da própria inteligência e do seu próprio empenho, uma verdadeira e sólida cultura pessoal, fruto de um estudo apaixonado e constante”, declarou.

Numa cidade “fundada também sobre a amizade com Cristo e o testemunho do seu Evangelho”, Bento XVI destacou a “dimensão universal da Igreja” que é ali perceptível.

“Caros amigos, a Igreja espera muito dos jovens sacerdotes na obra de evangelização e de nova evangelização”, concluiu.