Mês da Bíblia
Seguindo a catequese de Marcos

Estamos em setembro, mês em que a Igreja, no Brasil, dedica a Bíblia, motivando todo o Povo de Deus a se aproximar mais deste livro, a conhecê-lo melhor, a amá-lo como Palavra de Deus.
Ao ler e meditar a Bíblia, descobrimos que nela se encontra mais do que um simples livro. Começamos a perceber que Alguém nos fala por meio dela, que Alguém nos quer revelar algo bonito, profundo e significativo, que Alguém está presente nestes textos, dentro deles e além deles. Nesta experiência, descobrimos, na Bíblia, a Palavra de Deus que quer nos falar nos dias de hoje, ensinando-nos sobre o verdadeiro sentido da vida e sobre quem é Deus e como Ele nos ama.
Todos os anos nos é proposto um livro para nossa leitura mais atenda e para um estudo mais dedicado. Para este ano o livro é o Evangelho de Marcos.

O estudo deste ano, partindo deste evangelho, convida-nos a refletir sobre nossa vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo. Com esta perspectiva que nos foi dada pela Conferência de Aparecida, somos colocados diante da belíssima realidade de que não dá para conhecer Jesus, segui-lo, sem se comprometer com a missão, ou seja, sem se tornar uma testemunha, no mundo, de Sua Boa Notícia, do Seu amor, da Sua salvação.

O Evangelho de Marcos, no seu início, já nos apresenta uma notícia fantástica: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (Mc 1,1). Ou seja, Marcos deixa claro quem é Jesus e que isto é uma Boa Notícia: Ele é o ungido (messias) esperado, mas não é um homem qualquer, Ele é o Filho de Deus, ou seja, ele vem de Deus, tem uma ligação única com o Pai, e, por isso, Ele pode nos revelar quem é Deus e qual Seu projeto de amor para todos nós.

Ao seguirmos este caminho de Marcos seremos guiados por um sábio catequista, que deseja nos fazer compreender quem é esse Jesus que foi apresentado no início com tanta alegria e de maneira tão direta. O evangelista vai nos ensinando como Jesus pensa, age, sente, como Ele precisa tomar posições difíceis para se manter fiel a vontade de Deus, como Ele chama e forma uma comunidade fraterna ao Seu redor, constituindo a nova família que é a comunidade de fé reunida por causa de Seu Nome. Aprendemos que a fidelidade à verdade e o amor pela vontade de Deus dão a coragem necessária para ir ao extremo de dar a vida como testemunho de um Deus que quer salvar toda a humanidade e restaurar toda a criação corrompida pelo pecado.

Também o evangelista vai nos revelando que quem se encontra com Jesus, que o acolhe pela fé, tem sua vida transformada. E mais! Quem se encontra com Jesus e o acolhe se tornando seu discípulo passa a fazer parte daqueles que partem para a missão como testemunhas de Sua mensagem e de Seu amor. Marcos nos ensina quem é e como deve viver o verdadeiro discípulo de Jesus.

Vamos aproveitar este mês em nossa casa, em nossas comunidades e grupos para fazer este caminho com Marcos. A CNBB lançou um livreto para ajudar nesta reflexão, mas se não tivermos este material, podemos, mesmo assim, tomar este evangelho e rezar com ele, lendo e meditando seu texto poderemos fazer um lindo encontro com Jesus e, ao mesmo tempo, poderemos descobrir o Seu chamado de amor para segui-lo.

Que a Palavra de Deus ilumine nossas vidas e nos ajude a vivermos como verdadeiros discípulos missionário de Jesus Cristo, Filho de Deus.

Texto: Pe. Augusto Lívio