20 DE NOVEMBRO: DIA DO LEIGO



AFINAL, O QUE É SER LEIGO? QUEM SÃO, ONDE ESTÃO?

Os leigos são cristãos que têm uma missão especial na igreja e na sociedade. Pelo batismo, receberam essa vocação que devem vivê-la intensamente a serviço do reino de deus. Vocação especial, muitas vezes esquecida. Ser leigo ou leigo no mundo de hoje é um permanente desafio.     Antes a missão do leigo não era reconhecida, mas com o concilio vaticano 2° tornou-se valorizados. Os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas como, por exemplo, ser catequista, ministro da eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos, também como membros da comunidade assumindo ministérios para melhor engrandecimento da igreja. Dessa forma são chamados a realizar sua missão dentro das realidades que se encontram, sendo atuantes na construção do reino de Deus. Toda igreja se alegra com a tomada de consciência assumida por parte dos leigos que compreendem sua missão, acreditam nela e procuram  exerce-las  de modo digno e eficiente.

Os leigos devem assumir seu papel, confiantes nas bênçãos divinas, devem  sobretudo participar da vida comunitária, buscando nas celebrações, na eucaristia, as forças de que necessitam para bem desempenhar sua missão na comunidade e no mundo, são pedras vivas da igreja, trabalhadores do reino que cristo vem implementar.

Por isto, neste dia, queremos parabenizar todos os leigos, todos aqueles que responderam sim ao chamado de Deus. Parabéns aos leigos e leigas do mundo inteiro, em especial, à todos estes que fazem a Diocese de Santa Luzia de Mossoró.