COMO É BOM E AGRADÁVEL PARA IRMÃOS VIVEREM UNIDOS

Nós, que constituímos a turma de Filosofia do Seminário Santa Teresinha, realizamos algo diferente nas duas últimas semanas. Durante a greve da UERN passamos um período de férias junto às nossas famílias, por isso, durante este período de férias ficamos aqui no seminário mesmo. Aparentemente estar de férias da Universidade e não ir pra casa dos pais parece chato, mas só parece mesmo, pois aproveitamos muito bem nossas férias. Programamos duas semanas de atividades diversas.

No primeiro dia de nossa programação visitamos D. José Freire, bispo emérito de nossa diocese. Fomos muito bem recebidos em sua casa e aproveitamos para conhecer a sua história com auxílio de um vídeo, por fim perguntamos algumas curiosidades que tínhamos. Foi uma noite muito divertida e histórica, causando alegria em nós e no nosso bispo.



No segundo dia visitamos o Hospital Regional Tarcísio Maia. Obtivemos autorização para realizar as visitas aos doentes no horário a partir das 16hs até às 17hs. Foi uma experiência riquíssima, na qual pudemos levar companhia, amor, a palavra de Deus para os doentes, mas não só doamos, também muito recebemos, como é gratificante esse contato com nossos irmãos doentes e poder lhes aliviar um pouco de suas dores! Na ocasião alguns seminaristas aproveitaram para realizar doação de sangue.


No terceiro dia aconteceu a 1ª noite filosófica, na qual alguns seminaristas partilharam alguns trabalhos que já haviam sido apresentados na Universidade, só que agora colocando em comum a todos os seminaristas. Assim, se apresentaram Carlos, Cledson, Murilo, Marcílio e Júnior Paiva. Os filósofos abordados foram Santo Agostinho, Pascal, Kant, Feuerbach e Epicuro. Após cada trabalho o debate era fomentado e assim pudemos nos aprofundar e discutir sobre os assuntos tratados.



No quarto dia, encerrando nossa primeira semana de programação, realizamos um lazer no Colégio Diocesano Santa Luzia. Fomos à piscina do colégio, realizamos uma divertida gincana e depois nos divertimos banho de piscina.

A segunda semana começou com uma importantíssima formação sobre algumas pastorais sociais, a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Inicialmente tivemos a formação sobre a Pastoral da Criança com Lucieneide e logo depois tivemos a formação sobre a Pastoral da Pessoa Idosa com Augusta. Ambas as pastorais foram fundadas pela nossa querida Dra. Zilda Arns, nos encanta a caridade pastoral exercida nesses serviços. Na oportunidade os seminaristas apresentaram suas dúvidas e manifestaram muito entusiasmo com estas pastorais.



Na terça-feira da segunda semana realizamos um mutirão para limpar os arredores do nosso prédio, de modo especial, a parte dos fundos, que normalmente é esquecida. Foi um momento de trabalho, cooperação e de alegria fraterna. Realizamos uma verdadeira transformação neste ambiente. Mais uma vitória de nossa fraternidade.

Na quarta-feira desta última semana tivemos nossa 2ª noite filosófica semelhante à primeira, só que desta vez os seminaristas que apresentaram seus trabalhos foram Luiz Henrique e Railton. Luiz abordou as diferenciações entre o homem e os animais, concluindo que o homem é um ser transcendente, enquanto Railton apresentou “O Príncipe” de Maquiavel, denunciando o preconceito contido no termo “maquiavélico”, despertando o interesse de alguns na leitura da própria obra.

Fechando com chave de ouro, terminamos nossa programação de férias com um show de talentos. Muitos seminaristas apresentaram seus dotes artísticos, na poesia, na música, no teatro, nas brincadeiras. Foi uma noite divertidíssima, na qual pudemos nos enriquecer com a preciosidade dos outros. Saliento nossa criativa e bela ornamentação, parabéns a equipe organizadora. Por fim, terminamos com um lanche e depois com a arrumação do local.



Assim vivemos estas duas semanas de férias. Pudemos saborear “Como é bom, como é agradável para irmãos viverem unidos.” (Sl 132). Impressiona-me a diversidade das tarefas realizadas e o empenho de muitos que proporcionou a ideia tornar-se prática e o plano tornar-se amor.
Seminarista Cledson Carlos